Título

Migrando

Catalogação

Tipo: Blog

Categorias: textos

Tags: , ,

Ando refletindo bastante sobre o impacto dos softwares proprietários em minha produção artística e pessoal e o quanto o nossos arquivos originais acabam ficando na mão dessas empresas caso desistimos de usar seus aplicativos. Alias a cada dia que passa fico mais preocupado com as desvantagens de sistemas de assinatura para determinados tipos de software a longo prazo.

Essas ideias todas pretendo desenrolar em algum novo texto. Por hora quero dar início a uma nova investida que estou fazendo nesse exato momento de migrar a minha forma de produzir baseada em muito nos softwares da Adobe para ferramentas código livre.

O primeiro passo dessa investida é o sistema operacional, acredito que sair do Windows me force a buscar alternativas a tríade Photoshop, Illustrator e InDesign e todo o ecossistema em geral me ajude a quebrar hábitos baseados nesses softwares.

Por enquanto estou usando o Zorin — uma distribuição Linux bem arrumadinha com enfoque em uma interface “amigável” — em um HD externo pra facilitar o acesso ao sistema quando eu quiser. Simplesmente plugo o HD e tá tranquilo. Poderia ter optado por instalar em paralelo ao Windows da minha máquina, mas no momento isso seria meio trabalhoso pois teria que lidar com alguns backups, particionamentos e coisas do tipo que não estava muito favorável agora.

Pra quem tiver vontade de experimentar um pouco esse universo a maioria das distribuições Linux podem ser instaladas e utilizadas em mídias externas como HD e pen drive. Os processos que fiz aprendi nos vídeos abaixo:

A imagem que ilustra esse post foi feita no Krita para usar como meu papel parede.

Um comentário em “Migrando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *